Fotos & Desenhos

Tendências do Webdesigner 2009 (vide vídeo)

 

Com a predominância da Web2.0 em 2008 a criação para internet atinge um novo patamar. Recentemente pudemos observar que a cara da internet tem mudado. Novas características começam a predominar nos sites mais interessantes da internet. Relaciono abaixo algumas das novas tendências que predominarão de agora em diante. Para uma criação e layout de alto impacto não podem deixar de conter algumas das tendências que menciono a seguir.

 

              I.    Embossing - Uma das mais inesperadas tendências que temos observado ao longo dos últimos meses foi o surgimento de impressão tipográfica (realmente pressionado letras) em Web design. Provavelmente o motivo mais importante para esta tendência é o simples fato de que esta técnica tem sido raramente utilizada até agora. Impressão tipográfica é usada em vários estilos e em vários sites e para vários temas, em particular, é frequentemente utilizado no design de produtos e em sites de serviços online.

 

           II.    Interfaces ricas - Felizmente, as interfaces e aplicações web estão se tornando mais belas e utilizáveis. Ao longo do último ano, a experiência do usuário para estas aplicações foi drasticamente melhorada, resultando em belas interfaces de usuário que têm enormes semelhanças com o clássico aplicações desktop. AJAX e Flash são amplamente utilizados para oferecer aos usuários a interação dinâmica exibindo sofisticadas soluções profissionais.

 

        III.    Transparências em PNG - Transparência com PNG , embora não suportada pelo Internet Explorer 6, parece que ganhou popularidade em cena durante o último ano. Aparentemente, os designers estão a tentando integrar melhor em imagens o conteúdo num estilo que é muitas vezes visto na imprensa, revistas, por exemplo.  Na maioria dos casos, fundos semitransparentes  destacam-se no plano de uma página, destacando um importante elemento, como um título ou anúncio.

 

  Às vezes a transparência PNG é utilizada para o fundo das caixas modais também.

 

        IV. Fontes grandes - Normalmente usado em sites de agências, portfólios, sites de produtos e serviços on-line . Usado para comunicar mensagens mais importantes do website.O tamanho da fonte desses elementos muitas vezes ultrapassa 36 pixels. Em geral, os designers estão prestando mais atenção aos detalhes tipográficos, tais como os  linha de altura e escolha do tipo de letra.

 

  A consequência: websites são mais bonitos e mais consistentes com impressões sólidas e confiáveis.

 

           V.  Substituição de Fontes - Conforme os designers dão mais atenção à tipografia que também dão mais atenção para as fontes que são utilizadas no corpo dos sites. Embora clássicos como Helvetica, Arial, Verdana e Geórgia, observou-se uma ligeira tendência para a substituição fonte (por exemplo, com sIFR). Os Designers estão tentando mesclar a tipografia com um apelo mais  visual para melhorar a aparência dos sites e melhorar a experiência do usuário.

 

        VI.   Caixas modais (Lightboxes) - Caixas modais (janelas de diálogo)são, essencialmente, a segunda geração de pop-ups. Eles servem como uma alternativa amigável ao clássico Java Script Alerts, focando a sua atenção sobre a área mais importante do site. Caixas modais estão sempre desencadeadas por uma ação do usuário (por exemplo, inscrever-se ou log in) e aparecem na parte de cima do conteúdo principal, como uma janela em uma aplicação desktop comum.

 

  Caixas modais são muitas vezes apresentadas de uma forma muito sutil,   elas são muitas vezes semitransparentes e têm um botão “Fechar”.

 

      VII.      Blocos de Mídia - Com a popularidade da banda larga, os usuários agora podem se dar ao luxo navegar em conteúdos multimídia, e os designers podem usar esta oportunidade para apresentar conteúdo em uma forma mais atraente. A principal vantagem desses elementos é que eles podem se comunicar conteúdos de forma rápida e eficaz e torná-lo mais fácil para os usuários absorverem a informação.

 

 Os filmes são geralmente muito curtos e vão diretamente ao ponto, elas são na sua maioria formais, mas podem ser divertidos também. Mas certifique-se de que os vídeos são uma alternativa de apresentação e não o principal conteúdo de seu site.

 

   VIII.      Cara de revista - Uma evolução interessante na concepção de blogs é a adaptação de várias técnicas geralmente encontradas na mídia impressa. A disposição dos lugares na página, o uso da tipografia, ilustrações e até mesmo texto alinhamento as vezes lembram as técnicas de impressão. Ilustrações diagramadas também  estão ganhando popularidade. Estes layouts são usados principalmente em portfólios, produtos de blogs grandes.

 

   Quase nunca aparecem em sites corporativos ou em lojas on-line.

 

        IX.     Carrossel (Slide show) - Carrosséis são essencialmente navegações em slide show , em que o conteúdo roda na vertical ou na horizontal (daí o nome de “carrossel”). Para rodar a navegação, os usuários precisarão clicar para alternar elementos (geralmente um esquerda / direita ou para cima / seta para baixo). Ao alternar o elemento selecionado, o conteúdo é girado na direção desejada.

 

O resultado: os usuários economizam tempo, e o carrossel centra fortemente a sua atenção sobre o conteúdo. É frequentemente utilizado em grandes sites e blogs de entretenimento, mas também os designers fazer uso dele em seus portfólios para exibir seus trabalhos em uma forma mais interativa.

 

           X.    Caixas de introdução - O canto superior esquerdo um site é o mais importante bloco na página, porque ele atrai a maior atenção dos visitantes. Por isso, faz todo o sentido colocar a mensagem mais importante do site ali mesmo certificando que os leitores recebam a mensagem principal o mais rápido possível.

 

É exatamente o que muitos designers estão fazendo. Seja para uma aplicação Web, design corporativo, o serviço online ou portfólio, os designers estão empurrando seus slogans e breves introduções ao topo da página e estão usando fortes, vívidas fontes para fazer uma boa primeira impressão.